terça-feira, 20 de setembro de 2011

10 Dicas para Magistratura do Trabalho

Quem quer ser juiz sabe muito bem que os estudos para a magistratura federal são bem diferentes da magistratura estadual, que por sua vez são bem diferentes da magistratura do trabalho.
Há um nome referência na área da magistratura do trabalho, que é o do Professor Mauro Schiavi. Ele foi concurseiro, como nós, e decidiu nos dar uma ajudinha publicando textos com dicas para estudar para a magistratura trabalhista.
Fiz um pequeno resumo dessas dicas, mas para ver o texo completo vá para: http://www.lacier.com.br/artigos.htm e baixe o arquivo "Como se preparar para concurso público de Juiz do Trabalho? Primeiras linhas sobre um assunto delicado. Por: Mauro Schiavi."
Baixe também, no mesmo site, o artigo "Bibliografia dos Concursos Atualizada. Bibliografia Indicada Para Concursos da Magis. do Trab. e Ministério Público do Trabalho." #Recomendo!!

Agora segue aí o resuminho das dicas do Professor Mauro. Aproveitem! Aos estudos!!

1. Durante os estudar, conjugar os três elementos: legislação, doutrina e jurisprudência. Mantenha a lei seca sempre ao lado, para consultar e marcar os artigos mais relevantes e mais cobrados em prova.

2. Tempo de estudo: 8 meses antes do edital + 10 meses durante as fases do concurso = 18 meses. Não se assuste, é isso mesmo!

3. O cursinho não é indispensável. Se você trabalha, opte por aulas 1 ou 2 vezes na semana.

4. Aproveite bem o seu tempo alternando os estudos de hora em hora. Pode variar de matéria ou de obra, depende do que você achar melhor.

5. Matérias principais para a magistratura do trabalho: Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil (muita gente esquece desta última).

6. Outras matérias importantes: direito civil e direito administrativo. As demais podem ser estudadas apenas uma vez por semana.

7. Primeira fase do concurso: trinta dias antes da prova, leia apenas a lei seca, grife os artigos e faça provas de concursos anteriores.

8. Segunda fase do concurso: aumente a carga de estudos em uma hora por dia. Leia jurisprudência e artigos de revistas especializadas. Nos dez dias que antecedem a prova, faça questões de concursos anteriores, treinando a sua dissertação.

9. Terceira fase do concurso: leia artigos de revistas especializadas, jurisprudência (especialmente do TST) e obras gerais. Priorize assuntos atuais e polêmicos. Treine diariamente com provas anteriores ou questões sugeridas por livros. Não esqueça de usar todos os requisitos formais da CLT e do CPC. Só se passa na prova de sentença após muito treino.

10. Quarta fase do concurso: controle a ansiedade. Conheça a banca examinadora. Estude por obras gerais, com ênfase nos assuntos que não tenha tanta segurança. Não exagere na carga de estudos, pois você deve guardar energias para o dia da prova oral. Peça que um amigo lhe faça perguntas oralmente e treine. Preste atenção inclusive na postura, tom de voz, etc.


Sucesso! Bons estudos!!

Um comentário: